Prefeitura de Porto Alegre protocola projeto para reforçar saúde durante Operação Inverno

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, protocolou na Câmara Municipal o projeto de lei nº 014/2025, que visa autorizar a contratação temporária de diversos profissionais da área da saúde para atender ao aumento da demanda durante a Operação Inverno de 2025. A proposta agora seguirá para tramitação legislativa na Câmara, onde será apreciada pelos vereadores.

O projeto de lei busca suprir a necessidade temporária de excepcional interesse público, motivada pelo incremento da procura por atendimentos nos hospitais e unidades de saúde em razão das doenças sazonais típicas da estação mais fria.

A proposta prevê a contratação, por tempo determinado, de 14 auxiliares de farmácia, um biomédico, 23 enfermeiros, oito farmacêuticos, dois fisioterapeutas, dois médicos especialistas emergencistas, 81 técnicos em enfermagem, quatro técnicos em laboratório e análises clínicas e um técnico em nutrição e dietética.

A justificativa que acompanha o projeto de lei ressalta que a capacidade instalada da SMS já opera no limite para atender às demandas ordinárias. O aumento esperado na procura por serviços de saúde durante o inverno, conforme dados históricos, torna imprescindível a ampliação dos recursos humanos para garantir o adequado atendimento à população. “Reforçamos a importância da aprovação para o nosso planejamento e execução eficaz de mais uma Operação Inverno, assegurando a assistência necessária à saúde dos nossos porto-alegrenses”, reitera o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.