Salário: negociações em agosto têm menor reajuste real dos últimos cinco meses

As negociações salariais finalizadas em agosto registraram um reajuste mediano de 5,5%. Os resultados desse período podem sinalizar uma possível queda nos reajustes reais, já que a proporção de aumentos acima do INPC foi de 84,1%, o menor índice dos últimos cinco meses. Para o mês de agosto, o piso mediano ficou em R$ 1.470, valor 4,1% superior ao salário mínimo vigente. Essas informações foram divulgadas no Boletim Salariômetro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), nesta sexta-feira, 27.

Em julho, pela décima vez em 12 meses, o reajuste nominal mediano se manteve em 5,0%, com 87,4% dos reajustes superando o INPC de 3,7%. Isso resultou em um reajuste mediano real de 1,3%, o menor em três meses, enquanto o INPC atingiu seu maior nível desde março. O piso salarial mediano em julho foi de R$ 1.568, valor 11,0% acima do salário mínimo.

No Rio Grande do Sul, o aumento médio real registrado entre janeiro e julho foi de 1,2%, considerando os 1.381 acordos firmados nesse período. Já na Região Sul, o total de acordos chegou a 2.767, com um reajuste mediano de 1,3%. Entre os setores, a construção civil liderou com o maior reajuste percentual mediano, de 1,7%, seguida por serviços (1,3%), agropecuária e indústria (1,2%), enquanto o comércio registrou um reajuste de 1,0%.

Crédito @uffizicom

Para outras dúvidas, entrar em contato com [email protected]

Adicionar aos favoritos o Link permanente.