Senador Cory Booker bate recorde com discurso de 25 horas contra Trump

O senador democrata Cory Booker quebrou o recorde de discurso mais longo da história do Senado dos Estados Unidos nesta terça-feira (1º), ao falar por pouco mais de 25 horas contra o governo de Donald Trump. A marca anterior, de 24 horas e 18 minutos, havia sido estabelecida em 1957 pelo senador Strom Thurmond. O protesto de Booker, iniciado às 20h de segunda-feira (31), só foi encerrado pouco após as 21h de terça-feira. Durante o discurso, ele criticou duramente as políticas da atual administração e afirmou que “as instituições dos Estados Unidos estão sendo atacadas e destruídas”.

Apesar da longa duração, a fala do senador não obstruiu a votação de nenhum projeto, mas atrasou a discussão de uma proposta democrata para revogar tarifas impostas por Trump ao Canadá. Booker, que não podia sentar ou sair para pausas, apresentou sinais de cansaço ao longo das horas, chegando a ficar rouco e precisando da ajuda de um colega para pegar um papel caído.

O discurso também serviu como uma demonstração de oposição firme ao governo. Durante sua fala, Booker leu relatos de imigrantes afetados pelas políticas de Trump e citou discursos históricos de líderes políticos americanos. Ele também atacou Elon Musk, que comanda o Departamento de Eficiência Governamental, e disse que as ações do governo estavam prejudicando a segurança e a estabilidade dos Estados Unidos.

A Casa Branca criticou a iniciativa, classificando-a como uma tentativa de obstrução dos trabalhos legislativos. O vice-secretário de imprensa, Harrison Fields, lembrou que Booker já tentou atrasar outras votações no Senado e afirmou que “perder tempo com discursos vazios não contribui para resolver os problemas do país”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.