Prepare os casacos pois os próximos dias prometem temperaturas congelantes no Rio Grande do Sul. A previsão é de que uma massa de ar polar atinja o Estado nesta última semana de maio, derrubando os termômetros de forma mais intensa do que neste ano até agora.
Essa será a primeira onda de frio realmente significativa de 2025. A queda nos termômetros, de acordo com a Climatempo, será sentida em praticamente todo o Estado, com geada se formando de forma mais abrangente do que o habitual.
E a previsão pode ir além: com a possível formação de um ciclone extratropical no oceano, a umidade adicional pode criar o ambiente ideal para a ocorrência de neve em pontos isolados do território gaúcho — um fenômeno raro, mas não descartado neste cenário.
Antes da virada brusca no tempo, o Rio Grande do Sul enfrentará um período de chuvas intensas. Entre os dias 24 e 28 de maio, uma frente fria atravessará o Estado com volumes expressivos de precipitação. Assim que ela se afastar, o ar seco e gélido começa a avançar pela região da Campanha, espalhando o frio por todas as regiões.
Entre os dias 29 e 30, a queda nas temperaturas será mais acentuada, marcando o início de um período gelado que deve persistir até o começo de junho.