Porto Alegre amplia uso de hemoglobinômetro para detectar casos graves de dengue

Porto Alegre agora conta com seis pontos de atendimento com hemoglobinômetro, tecnologia que permite a triagem rápida de casos graves de dengue. A partir da próxima segunda-feira (5), o equipamento estará disponível também na nova tenda de hidratação instalada no Stock Center (avenida Manoel Elias, 901 – Passo das Pedras).

O dispositivo já está em uso nas unidades de saúde Passo das Pedras I, Primeiro de Maio, Camaquã, Morro Santana e Centro de Saúde Modelo.

O hemoglobinômetro é um equipamento portátil que mede de forma instantânea os níveis de hemoglobina e hematócrito no sangue — dois parâmetros essenciais para identificar pacientes com risco de complicações pela dengue. “Com essa tecnologia, conseguimos acelerar o diagnóstico de quadros mais graves, garantindo intervenções rápidas e precisas, o que pode fazer toda a diferença na evolução clínica do paciente”, afirma o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.

Nova tenda no Stock Center

A tenda de hidratação no Stock Center começa a funcionar na segunda-feira (5), com atendimento diário das 8h às 22h. Mais de 20 profissionais de saúde estarão no local, que também contará com teste rápido para o antígeno NS1, utilizado na detecção precoce da infecção pelo vírus da dengue.

Porto Alegre vive um cenário de circulação simultânea dos sorotipos DENV-1, DENV-2 e DENV-3, o que aumenta o risco de casos graves da doença. Passo das Pedras, Jardim Itu e Jardim Sabará estão entre os bairros mais afetados.

Tendas emergenciais e reforço hospitalar

Cinco tendas fornecidas pelo Exército foram instaladas junto a unidades de saúde da Capital, nos bairros Modelo, Primeiro de Maio, Santa Fé, Camaquã e Timbaúva. Elas operam nos mesmos horários das unidades fixas.

Já o Grupo Hospitalar Conceição instalou uma tenda da Força Nacional do SUS ao lado da UPA Moacyr Scliar, com atendimento 24 horas exclusivo para casos de dengue. Desde o dia 17 de abril, o local já realizou aproximadamente 1,2 mil atendimentos.

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