Sancionada lei que institui o Dia da Superação e da Solidariedade em Porto Alegre

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, sancionou, no Museu de Arte do Paço, nesta sexta-feira (2) a lei que institui o dia 3 de maio como o Dia da Superação e da Solidariedade. O projeto de lei foi protocolado na Câmara Municipal em 16 de abril de 2025. A escolha da data remete ao dia em que as águas começaram a invadir a capital gaúcha, no que foi a maior enchente da história do Rio Grande do Sul.

Em Porto Alegre, a cheia impactou 30% do território da cidade e atingiu mais de 160 mil pessoas, 65,5 mil empresas e 39,4 mil edificações. A data foi incluída no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município. Além de simbolizar a gravidade do evento climático que marcou a cidade, o Dia da Superação e da Solidariedade relembra a força da mobilização social e a superação coletiva das adversidades.

Semana – A lei faz parte de um conjunto de ações promovidas pela prefeitura para lembrar o primeiro ano da enchente histórica. Entre os dias 2 e 10 de maio, ocorre a Semana da Superação e da Solidariedade, com ações de memória, homenagens, debates sobre prevenção e prestação de contas referentes à reconstrução da cidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.