O papa Francisco faleceu aos 88 anos nas primeiras horas desta segunda-feira (21/4), em sua residência oficial na Casa Santa Marta, no Vaticano, em Roma. O anúncio foi feito em um vídeo divulgado nas redes sociais oficiais do Vaticano pelo cardeal Kevin Farrell, que declarou com “profunda dor” a perda do líder religioso.
“Com profunda dor devo anunciar a morte do nosso Santo Padre Francisco às 7h35 desta manhã. O Bispo de Roma Francisco voltou para a Casa do Pai”, disse o cardeal, durante o comunicado oficial.
Francisco enfrentava problemas de saúde há décadas, especialmente respiratórios. Ele teve parte de um pulmão removido ainda na juventude e passou por internações recentes devido a uma pneumonia dupla, que o manteve hospitalizado por cerca de 40 dias. Mesmo com o quadro delicado, no sábado (19/4), o pontífice chegou a fazer uma aparição pública na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Nascido Jorge Mario Bergoglio, em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, o papa era filho de imigrantes italianos. Em 2013, ele se tornou o primeiro pontífice latino-americano da história, assumindo o cargo após a renúncia de Bento XVI.
A morte de Francisco marca o fim de um papado que ficou conhecido por seu tom humilde, defesa dos pobres e esforços por uma Igreja mais aberta e próxima das pessoas.