Ataque hacker compromete rede do IPEN/CNEN e suspende fornecimento de Radiofármacos

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN) anunciou a suspensão da produção de radiofármacos após sofrer um ataque cibernético no dia 28 de março. Para evitar maiores danos à infraestrutura digital, a rede do instituto foi desconectada da internet, interrompendo o fornecimento de insumos médicos.

Entre os produtos afetados estão o Iodo-131, Lutécio-177 e o Citrato de Gálio-67, utilizados em diagnósticos e tratamentos contra o câncer. Equipes de segurança cibernética trabalham na recuperação do sistema, mas ainda não há previsão para o retorno total das operações.

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) reforçou que a segurança nuclear e radiológica não foi impactada e que investigações estão em andamento. Enquanto isso, instituições de saúde que dependem dos radiofármacos podem enfrentar dificuldades no atendimento a pacientes.

O IPEN/CNEN disponibilizou canais de contato para informações emergenciais e garantiu que todas as medidas estão sendo tomadas para restaurar o serviço com máxima prioridade.

Com a informação Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear – CDTN / GovBR.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.