Viamão decreta emergência em saúde pública devido a epidemia de dengue

A prefeitura de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, decretou situação de emergência em saúde pública devido à epidemia de dengue que atinge vários bairros da cidade. O decreto foi assinado pelo prefeito Rafael Bortoletti Dalla Nora, após o município registrar ao menos 550 casos confirmados da doença, representando um aumento de quase 500% em relação ao mesmo período do ano passado.

O decreto prevê a adoção de uma série de medidas emergenciais para combater a epidemia, incluindo a compra de materiais e a contratação de serviços necessários para a prevenção e tratamento da dengue, bem como o reforço nas ações de vigilância contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Além disso, o documento autoriza a prorrogação de contratos e convênios administrativos, com foco no combate ao mosquito, assistência à saúde dos pacientes e ações de vigilância epidemiológica e ambiental. A Secretaria Municipal de Saúde também terá a flexibilidade para realocar servidores de acordo com as necessidades de combate à epidemia e outras arboviroses, como zika e febre chikungunya.

Para facilitar o trabalho das autoridades, as denúncias de locais com acúmulo de água limpa e parada serão automaticamente direcionadas para atendimento prioritário, com foco nas áreas com maior concentração de casos de dengue. O decreto ainda prevê medidas excepcionais, como a convocação de servidores municipais em férias e a atuação conjunta dos agentes comunitários de saúde para intensificar o combate à proliferação do mosquito.

Com essas ações, a prefeitura espera conter a epidemia e reduzir a propagação da doença na cidade, que já vive uma situação alarmante.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.