Bill Gates afirma que a maioria das atividades humanas poderá ser substituída por IA nos próximos 10 anos

Em uma entrevista concedida ao apresentador Jimmy Fallon em fevereiro deste ano, Bill Gates, ex-CEO da Microsoft, afirmou que acredita que, nos próximos 10 anos, a inteligência artificial (IA) será capaz de substituir a maioria das funções humanas em diversas áreas, incluindo medicina e ensino. Para Gates, isso se tornará algo comum e acessível, com assistentes virtuais e tutores de IA oferecendo conselhos médicos e aulas de alta qualidade, de maneira gratuita.

Ele destacou que as tecnologias baseadas em IA avançarão rapidamente, tocando praticamente todos os aspectos da vida cotidiana. A IA poderá aprimorar diagnósticos médicos, oferecer tratamentos inovadores para doenças e ainda contribuir para soluções relacionadas a mudanças climáticas e educação acessível a todos.

Gates, no entanto, admitiu que essa revolução é ao mesmo tempo profunda e assustadora, dada a rapidez com que as tecnologias estão se desenvolvendo e a ausência de limites aparentes. Mesmo assim, ele se mostrou otimista quanto ao impacto positivo da IA na humanidade.

Embora Gates acredite que a IA terá um papel significativo em diversas áreas, ele fez uma ressalva, apontando que algumas atividades, como os esportes, não serão substituídas devido à sua natureza humana e ao carinho e cuidado que a sociedade deposita nessas práticas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.