Polícia de Portugal apreende 6,5 toneladas de cocaína em embarcação com brasileiros

A Polícia Judiciária de Portugal anunciou na última terça-feira (24) a apreensão de 6,5 toneladas de cocaína em um semissubmersível que navegava a aproximadamente 3 mil quilômetros de Lisboa. A operação, denominada Nautilus, foi realizada com apoio de autoridades de diversos países e resultou na prisão de cinco pessoas.

Entre os detidos, estão três brasileiros, um colombiano e um espanhol. As identidades dos suspeitos não foram divulgadas. De acordo com as investigações, a embarcação partiu da América do Sul e pertencia a uma facção criminosa transnacional. O objetivo era distribuir a droga em diferentes países da Europa, utilizando Portugal e Espanha como rotas de entrada.

A interceptação ocorreu com o apoio da Marinha e da Força Aérea portuguesas, da Guarda Civil da Espanha, da DEA (Drug Enforcement Administration) dos Estados Unidos e da National Crime Agency do Reino Unido. Segundo as autoridades, a informação que levou à abordagem partiu da Guarda Civil espanhola e do Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcóticos (MAOC-N), sediado em Lisboa.

— Este foi um duro golpe para as organizações criminosas que tentam encharcar a Europa de cocaína — afirmou Luís Neves, Diretor Nacional da Polícia Judiciária de Portugal.

A data exata da apreensão não foi divulgada, mas a Polícia Judiciária informou que a ação ocorreu nos últimos dias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.