Março terá eclipse total da lua e outros eventos astronômicos

O mês de março promete ser agitado para os entusiastas da astronomia, com uma série de fenômenos celestes, incluindo dois eclipses: um lunar e outro solar.

O principal evento será o eclipse total da lua, que ocorrerá na madrugada do dia 14 e será visível em todo o Brasil. Durante o fenômeno, a Terra se posicionará entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite. Para que o eclipse aconteça, é necessário que a Lua esteja na fase cheia.

Ainda em março, haverá o eclipse solar parcial no dia 29, mas este não poderá ser visto no Brasil. O fenômeno será observável apenas em algumas regiões do Canadá, Leste dos EUA, Noroeste da África, Groenlândia, Europa e Norte da Rússia. Esse tipo de eclipse acontece quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, mas não o cobre completamente.

Além dos eclipses, diversos eventos astronômicos acontecerão ao longo do mês, com destaque para as conjunções celestes. Esses fenômenos ocorrem quando dois ou mais corpos celestes aparecem próximos no céu, embora, na realidade, eles estejam separados por milhares de quilômetros no espaço. Muitas dessas conjunções poderão ser observadas a olho nu e proporcionarão imagens impressionantes.

Confira abaixo alguns dos principais fenômenos astronômicos de março, conforme o guia de efemérides do Observatório do Valongo (UFRJ):

– 1/3: Conjunção entre Lua e Vênus ao entardecer, direção oeste, na constelação de Peixes.
– 5/3: Conjunção entre Vênus e Mercúrio ao entardecer, direção oeste, muito próximos ao horizonte.
– 6/3: Conjunção entre Lua e Júpiter no início da noite, direção noroeste, na constelação de Touro.
– 8/3: Conjunção entre Lua e Marte ao início da noite, direção nordeste, na constelação de Gêmeos.
– 14/3: Eclipse total da lua, visível em todo o Brasil durante a madrugada.
– 20/3: Equinócio de Outono para o Hemisfério Sul, às 06h01 (horário de Brasília).
– 22/3: Vênus em conjunção solar inferior.
– 28/3: Conjunção entre Lua e Saturno, antes do amanhecer, direção leste, muito próximos ao horizonte.
– 29/3: Eclipse solar parcial, visível no Canadá, Leste dos EUA, Noroeste da África, Groenlândia, Europa e Norte da Rússia, mas invisível no Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.