Concurso dos Bombeiros do RS terá 400 vagas para soldado

O concurso para o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) teve sua banca organizadora definida. O governo do estado formalizou a contratação da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência (Fundatec) para conduzir o certame, conforme extrato publicado no Diário Oficial do Estado em fevereiro de 2025. Com a definição, a expectativa é que o edital seja lançado ainda este ano, ofertando 400 vagas para o cargo de Soldado.

O governador Eduardo Leite e a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-RS) já haviam autorizado o concurso no início de fevereiro. O último certame, realizado pela mesma organizadora, ocorreu para preencher 450 vagas. Atualmente, segundo informações da corporação, há um déficit de 211 cargos na instituição. O salário inicial para os aprovados será de R$ 5.716,20 a partir de janeiro de 2025.

Para concorrer ao cargo de Soldado, os candidatos devem ter ensino médio completo, idade entre 18 e 25 anos, além de altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. Entre as atribuições do cargo, estão a atuação na prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento e defesa civil. A carga horária será de 40 horas semanais.

O concurso contará com várias etapas, incluindo prova objetiva, exame de saúde, teste de aptidão física e exame psicológico. A prova objetiva terá 50 questões, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Direitos Humanos e Cidadania, Legislação Específica, Conhecimentos Gerais e Informática. Os candidatos aprovados nessa fase seguirão para as demais etapas do certame.

A GG Concursos é a melhor opção para ti que quer se preparar para esse concurso. Não deixe de conferir os melhores cursos preparatórios que se pode ter quando o assunto é concursos públicos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.