VDEO: Sem citar Trump, Moraes reage à ofensiva dos Estados Unidos contra ele: “Deixamos de ser colonia em 1822”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, reagiu nesta quinta-feira (27) às críticas do governo e do Congresso dos Estados Unidos sobre decisões dele.

Em uma declaração, Moraes defendeu a soberania do Brasil, a independência do Poder Judiciário e os direitos dos cidadãos brasileiros. Ele lembrou que o Brasil deixou de ser uma colônia em 1822 e segue construindo uma República cada vez mais independente e democrática. Citando a ministra do STF Cármen Lúcia, o ministro destacou que “o que a vida quer da gente é coragem”, frase de Guimarães Rosa.

“Pela soberania do Brasil, pela independência do Poder Judiciário e pela cidadania de todos os brasileiros e brasileiras. Pois deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822 e, com coragem, estamos construindo uma República independente e cada vez melhor, independente e democrática. E construindo com coragem. Como sempre lembra a eminente ministra Cármen Lúcia, citando Guimarães Rosa: ‘O que a vida quer da gente é coragem’”, disse Moraes

A resposta de Moraes vem após uma comissão da Câmara dos Estados Unidos aprovar um projeto que busca barrar a entrada do ministro no país. O projeto, intitulado “Sem Censores em Nosso Território”, propõe a proibição de entrada ou deportação de qualquer pessoa considerada um “agente estrangeiro” que viole a liberdade de expressão nos EUA.

Além disso, plataformas como Rumble e Trump Media, associadas ao ex-presidente Donald Trump, entraram com uma ação judicial nos Estados Unidos, acusando Moraes de censura. Contudo, a Justiça dos EUA rejeitou a ação, que alegava que Moraes prejudicava a liberdade de expressão ao exigir que redes sociais seguissem as leis brasileiras.

Leia mais em nosso site, através do link na bio.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.