Projeto de Lei quer transformar o tradicional desfile carnavalesco ‘Descida da Borges’ em bem cultural imaterial de Porto Alegre

Por Brasil de Fato

Há décadas, o tradicional desfile Descida da Borges abre o Carnaval de Porto Alegre. Agora, um projeto de lei, protocolado pela vereadora Graziela Oliveira (Psol), quer transformar o evento em bem cultural de natureza imaterial da capital gaúcha. Conforme ressalta a justificativa do projeto, a descida simboliza a resistência e a valorização do Carnaval e das escolas de samba, tornando a Descida da Borges como bem cultural imaterial.

“A Descida da Borges é uma das mais belas lembranças de quem ama o Carnaval de Porto Alegre. Este ano, ela completa 20 anos e marca tradicionalmente a abertura oficial do Carnaval, momento da comunidade ter mais proximidade com a sua escola do coração. Sem dúvida a Descida da Borges é história, é memória, é imaterial”, afirma a vereadora ao Brasil de Fato RS.

O texto do projeto reforça a origem e a inspiração do evento, que remonta aos desfiles das escolas de samba dos anos 1960. “Além de ser uma manifestação artística e popular, a Descida da Borges fortalece a identidade cultural de Porto Alegre e evidencia a força das escolas de samba locais. O desfile leva para o centro da cidade a energia contagiante do samba, com ritmistas e passistas que encantam o público”, destaca a justificativa. Essa movimentação cultural é essencial para reconhecer a Descida da Borges como bem cultural imaterial.

Para além do caráter cultural, segue o texto, o evento também impulsiona a economia criativa, movimentando setores como turismo, comércio e entretenimento, além de proporcionar visibilidade para artistas e coletivos culturais. “Mais do que um evento celebrativo, a Descida da Borges reafirma a importância do Carnaval como expressão de identidade e inclusão social. Ao ocupar as ruas com música, dança e alegria, a festividade reforça o direito à cidade e o protagonismo das comunidades carnavalescas. Assim, Porto Alegre mantém viva uma tradição que une passado e presente, celebrando a cultura popular e a diversidade por meio do Carnaval.”

Conforme afirma Graziela Oliveira, propor esse PL tem tudo a ver com o mandato que estão construindo. “Nossa luta é valorizar a cultura e história do nosso povo. Conto com os vereadores e vereadoras para que juntos possamos presentear a comunidade do Carnaval, mas principalmente Porto Alegre. Queremos pautar o Carnaval como política pública e reconhecer a Descida da Borges como bem cultural imaterial.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.