Preço da gasolina deve aumentar até 36 centavos nesta semana

A partir desta sexta-feira (14), o preço dos combustíveis deve aumentar devido à implementação da Medida Provisória (MP) 1227/24, que limita a compensação de créditos de Pis/Cofins em razão da desoneração de setores da economia. De acordo com estimativas de distribuidoras e dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBS), a gasolina deve subir entre 20 e 36 centavos, representando uma variação de 4% a 7%. O diesel também será afetado, com um aumento de 10 a 23 centavos, variando de 1% a 4%.

Esse cálculo considera os custos adicionais das empresas de logística na distribuição de combustíveis e pressupõe que todo o impacto seja repassado ao consumidor final. O IBS já havia se posicionado contra a aprovação da MP, que afeta grandes distribuidoras como Raízen, Ipiranga e Vibra Energia.

A MP, editada na semana passada pelo governo, visa compensar as perdas decorrentes da desoneração da folha de pagamentos, mas segundo o IBS, ela impactará negativamente o caixa das empresas, a competitividade da indústria nacional e as estratégias de investimentos e inovação, resultando em prejuízos para a geração de emprego e renda e reflexos importantes na economia nacional.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.