COLUNA| justiça não poupa jovens que espancaram adolescente até a morte

A Justiça concluiu, na semana que passou, os júris dos acusados de espancar até a morte o adolescente Ronei Faleiro Júnior, 17 anos, na saída de uma festa em Charqueadas, em 2015. No total, foram 10 condenados: o último a 10 anos, sete meses e 15 dias por lesão corporal seguida de morte, e os demais a penas de prisão a partir de 35 anos, pelos crimes de homicídio qualificado, tentativas de homicídio qualificado contra o pai, um amigo e uma amiga de Ronei. Além deles, quatro adolescentes cumpriram medidas socioeducativas por conta do caso.

O caso teve grande repercussão por uma série de fatores, além da brutalidade e da selvageria empregadas pelos 14 agressores contra as quatro vítimas. Ronei, o amigo e a amiga saíam de uma festa e, juntamente com o pai dele, que havia ido buscá-los, foram atacados a chutes, socos e garrafadas. Um dos jovens envolvidos no crime, por meio de áudio, descreveu as cenas lamentáveis a outros, que não participaram. Narrou como um grande triunfo os chutes e golpes dados e, seguidamente, repetiu a expressão ” muito tri”.

Do outro lado, Ronei, o pai, com muita tristeza, descrevia suas tentativas, em vão, de salvar o filho e os amigos, sem conseguir, diante da diferença numérica e do nível de agressões vindas do outro lado. Lembro-me de ter ouvido ele dizer que cada vez que conseguia colocar um dos três para dentro de seu carro, os agressores retiravam outro por outra porta. Chamou-me a atenção também o final de uma audiência realizada no Foro de Charqueadas em que familiares dos acusados os aplaudiram. Entendo que, mesmo que quisessem demonstrar que não os abandonariam, salvo me provem o contrário, aplauso significa aprovação.

Mesmo que ainda haja possibilidade de recursos, tanto das defesas quanto da acusação, espero que haja reflexões não só dos envolvidos, que terão desperdiçado boa e importante parte da vida numa prisão, quanto de parte daqueles que um dia os aplaudiram. Esses, mesmo diante das dificuldades criadas pela situação de prisão de seus entes, ainda poderão contatá-los, algo não mais possível aos pais, demais familiares e amigos de Ronei Jr., de quem ficaram só lembranças e saudade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.