A partir desta sexta-feira (23), aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) só poderão contratar empréstimos consignados mediante verificação biométrica. A nova exigência vale tanto para a biometria facial quanto por impressão digital e deverá ser feita por meio do aplicativo Meu INSS.
O objetivo da medida é aumentar a segurança nas operações de crédito, após denúncias de fraudes envolvendo descontos indevidos aplicados por associações e sindicatos. Segundo o INSS, a biometria será exigida no momento da solicitação para garantir que apenas o titular do benefício autorize o empréstimo.
O acesso ao Meu INSS também permite consultar a lista de instituições financeiras autorizadas e comparar as taxas de juros praticadas por cada uma delas.
Histórico de bloqueios
A liberação de novos contratos de crédito consignado estava suspensa desde o dia 8 de maio, por decisão do presidente do INSS, Gilberto Waller Junior. A medida atendeu a solicitações do Tribunal de Contas da União (TCU), que desde 2023 recomendava ajustes no sistema para proteger os segurados.
A retomada agora ocorre com novas exigências de segurança, com foco na prevenção de fraudes e maior controle sobre as autorizações de crédito.