Janja será condecorada com a mais alta honraria da Ordem do Mérito Cultural

A primeira-dama Rosângela Silva, conhecida como Janja, será homenageada nesta terça-feira (20) com a medalha Grã-Cruz, a mais alta condecoração da Ordem do Mérito Cultural. A cerimônia acontece no Palácio Capanema, no Rio de Janeiro, e também celebrará os 40 anos do Ministério da Cultura, com o tema “Democracia e Cultura”.

A honraria será entregue pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes. Janja será reconhecida ao lado de nomes consagrados como a atriz Fernanda Torres e o cineasta Walter Salles, diretor de Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025.

Outros homenageados com a Grã-Cruz incluem Xuxa Meneghel, Alceu Valença, Aldir Blanc, Alcione, Beth Carvalho (in memoriam), Chitãozinho e Xororó, Marcelo Rubens Paiva e Paulo Gustavo (in memoriam).

Já artistas como Tony Bellotto, Osmar Prado, Preta Gil, Camila Pitanga, Kleber Lucas e Lilia Schwarcz receberão a medalha no grau de Comendador, que tem nível inferior à Grã-Cruz.

Esta é a primeira edição da premiação desde 2019. A cerimônia havia sido suspensa durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e agora retorna com a reinauguração do prédio histórico onde será realizada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.