A vereadora Natasha Ferreira (PT), líder da bancada petista na Câmara Municipal de Porto Alegre, anunciou nesta quarta-feira (21) a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará o processo de “desmonte” do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A CPI será oficialmente instaurada no dia 5 de junho, no plenário da Câmara, sob a presidência da própria vereadora.
O principal objetivo da comissão será apurar possíveis omissões administrativas, denúncias de corrupção e a precarização dos serviços prestados pelo Dmae. O pedido de investigação se baseia em três pontos: a negligência da Prefeitura diante de alertas sobre falhas no sistema antienchentes, a denúncia de corrupção passiva contra o ex-diretor do órgão, Alexandre Garcia, e o déficit de mais de 2,6 mil servidores, conforme dados do Portal da Transparência.
Com um prazo inicial de 120 dias, a CPI será composta por 12 vereadores de diferentes partidos e visa, além de apurar responsabilidades, propor medidas para a reestruturação do Dmae e sua proteção contra projetos de privatização. “Queremos justiça para quem sofreu com a enchente e um DMAE público, de qualidade e comprometido com a vida das pessoas”, afirmou Natasha Ferreira.