Canoas avança com obras do sistema de diques para reforçar proteção contra cheias da cidade

O sistema de diques de Canoas é uma estrutura fundamental para proteger a cidade das cheias. Diversas frentes de trabalho estão em andamento para reforçar e modernizar essas barreiras.

As rupturas nos diques Mathias Velho e Rio Branco, causadas pelas recentes enchentes, já foram fechadas. O dique Mathias Velho passa agora por obras de elevação da estrutura. Já o dique Rio Branco aguarda a execução de um projeto que prevê a recomposição da sua altura original.

No Dique Mato Grande, os trabalhos envolvem escavações, aplicação de manta geotêxtil e aterro com argila. A próxima etapa será o reassentamento das famílias que vivem na área de risco.

Outra obra importante é o novo Muro da Cassol, iniciado em março. Ele substitui uma estrutura antiga e está sendo erguido com tecnologia moderna, garantindo mais segurança à população.

O Dique Niterói também segue em obras. No local, está sendo construído um aterro que servirá de base para uma nova rua, além de elevar a estrutura para aumentar sua capacidade de contenção.

Além dos diques tradicionais, a BR-448 e a linha férrea funcionam como barreiras naturais. No fundo do bairro Mathias Velho, a linha férrea atinge cota acima de 7 metros. Já entre os bairros Harmonia e Mato Grande, a cota ultrapassa os 5 metros, contribuindo para segurar o avanço das águas.

As obras representam um passo importante na reconstrução e proteção de Canoas, garantindo mais segurança para a população diante de eventos climáticos extremos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.