A Polícia Civil está investigando um suposto caso de racismo dentro de uma escola estadual na região oeste de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O episódio teria ocorrido no início de maio, envolvendo uma professora e um aluno de 14 anos, que afirma ter sido ofendido pela educadora com a expressão “nego feio” durante uma discussão em sala de aula.
Segundo a mãe do estudante, o filho contou o ocorrido no último domingo, Dia das Mães (11), após ser incentivado a relatar o caso. Na segunda-feira (12), ela foi até a escola, onde conversou com a direção e com a professora envolvida. Colegas do adolescente também confirmaram a fala atribuída à docente.
A mãe registrou um boletim de ocorrência por racismo na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Santa Maria. Ela relatou ainda que o filho está emocionalmente abalado e tem apresentado resistência para frequentar as aulas, embora continue indo à escola com seu incentivo.
A professora encontra-se afastada das atividades por licença médica desde o episódio. A identidade dos envolvidos está sendo preservada.
8ª CRE acompanha o caso e pode abrir sindicância
O coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), José Luis Viera Eggres, informou que uma comissão foi designada para apurar os fatos. Segundo ele, caso seja comprovada a ofensa, será aberta uma sindicância punitiva.
“Vamos tratar esse caso com rigor e já tomamos as providências legais cabíveis até o momento”, afirmou Eggres ao jornal Diário.
A investigação policial e a apuração administrativa seguem em andamento. O caso tem gerado preocupação entre familiares e alunos da instituição.
Com informações Diario SM