Um feito inédito foi registrado nesta quinta-feira (15) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a 45ª Expoleite e a 18ª Fenasul. A cidade entrou para a história ao assar a maior linguiça suína do mundo, com 187,7 metros de comprimento e aproximadamente 200 quilos. O recorde foi reconhecido pelo RankBrasil, entidade que documenta marcas nacionais.
Produzida pela fábrica Borrússia, de Osório, no Litoral Norte do Estado, a linguiça gigante levou quase dois meses para ter sua tripa especial finalizada, enquanto a massa foi feita em apenas um dia. O processo de enchimento durou apenas três minutos, resultado de uma operação técnica altamente eficiente.
A linguiça foi assada em uma grelha sob medida, projetada especialmente para garantir o cozimento uniforme da peça. A preparação foi conduzida pelo chef Edi Dagrê, diante de um público animado que acompanhou cada etapa do processo histórico.
A homologação do recorde foi feita presencialmente por Luciano Cadari, diretor do RankBrasil, que avaliou rigorosamente todos os critérios para validação da marca.
Evento internacional e destaque para a culinária local
Além da conquista gastronômica, a Expoleite e Fenasul sedia o 2º Campeonato Pan-Americano de Assadores Ancestrais, com a participação de quase 300 chefs de 14 países, promovendo a valorização da cultura culinária e do churrasco tradicional.
A Borrússia também montou um estande no Pavilhão Internacional, com degustações, brindes, interação com os mascotes Bóris e Bella e venda de produtos. O espaço está aberto diariamente das 10h às 22h durante o evento.