A Delegacia de Repressão a Roubo e Furto de Cargas (DRFC/Deic), vinculada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais, realizou nesta terça-feira (06/05) a Operação Berlim, com foco no combate a um grupo especializado em roubos a motoristas de entrega. A ofensiva aconteceu em seis municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre.
A ação mobilizou 105 agentes e resultou na execução de 46 ordens judiciais, entre elas 12 mandados de prisão e 22 de busca e apreensão. Foram também determinadas quebras de sigilo telefônico e telemático. Até o momento, cinco indivíduos foram presos, e foram recolhidos duas armas, celulares, dinheiro em espécie e um veículo.
As investigações revelaram que o grupo criminoso operava de forma organizada, dividindo tarefas entre executores dos crimes, negociadores das cargas roubadas e receptadores. As vítimas eram escolhidas com base em monitoramento e rastreamento de entregadores de e-commerce e transporte de cigarros.
Autoridades como a delegada Isadora Galian e o delegado João Paulo de Abreu reforçaram que a operação visa desmantelar toda a cadeia criminosa, não apenas os autores diretos. A iniciativa pretende contribuir para a diminuição de roubos violentos no estado e garantir que todos os envolvidos enfrentem processos legais conforme a legislação vigente.
aCom a informação PC.