O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, está prestes a anunciar sua saída do PSDB e o ingresso no PSD. A decisão, que vem sendo especulada há semanas, deve ser oficializada ainda nesta semana, antes de uma viagem oficial a Nova York entre os dias 11 e 15 de maio.
Leite teria afirmado que tem mantido diálogo com o PSD e que vê o partido como uma opção “à luz”. Vale lembrar que o governador está filiado à sigla tucana há 24 anos. O PSDB, atualmente, está em processo de fusão com o Podemos, o que tem gerado insatisfação entre algumas de suas lideranças, dentre elas, o próprio chefe do Executivo estadual.
A presidente estadual do PSDB, Paula Mascarenhas, que também é secretária de Relações Institucionais no governo estadual, reconheceu que a decisão de Leite deve sair “muito em breve”. Apesar de não confirmar a saída do partido ou a ida para o PSD, ela ressaltou que o governador é uma liderança importante no campo do centro democrático e que sua escolha deve ser respeitada.
Leite esteve no início da semana em São Paulo, onde se reuniu com aliados e com lideranças políticas, incluindo o ex-ministro Gilberto Kassab, presidente do PSD. Segundo o governador, ele ainda precisa ouvir aliados locais antes de oficializar o movimento.