Ex-BBB Matteus Amaral é acusado de fraudar cota racial para ingressar em faculdade

Matteus Amaral, conhecido por ter sido vice-campeão do ‘BBB 24’, está no centro de uma grande polêmica. Ele foi acusado de fraudar o sistema de cotas raciais para garantir uma vaga no curso de Engenharia Agrícola do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Segundo o Notícias da TV, Amaral teria se autodeclarado negro para se beneficiar das vagas reservadas para grupos étnico-raciais.

Nos documentos submetidos ao IFFar, Matteus Amaral Vargas se identificou como ‘preto’ para ingressar na faculdade através das cotas. No entanto, o resultado preliminar publicado em 17 de janeiro de 2014 indicou que ele não conseguiu a vaga inicialmente, tendo sido desclassificado por ter zerado na redação.

Surpreendentemente, semanas depois, Amaral apareceu como aceito para uma vaga no mesmo curso por meio das cotas raciais, mas em um outro edital. Durante seu tempo no ‘BBB 24’, ele mencionou que estudou até o quinto semestre do curso de Engenharia Agrícola.

A Lei de Cotas no Brasil foi instituída para facilitar o acesso ao ensino superior a grupos historicamente desfavorecidos, como pretos, pardos, indígenas, pessoas de baixa renda e pessoas com deficiência. O objetivo é combater a desigualdade e proporcionar oportunidades mais equitativas no sistema educacional.

Até o momento, Matteus Amaral não se pronunciou sobre as acusações de fraude de cotas raciais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.