Nesta quinta-feira (13), a Vrio, controladora das companhias Sky Brasil e DIRECTV Latin America, anunciou uma nova parceria com a Amazon para oferecer internet de banda larga via satélite. Utilizando a estrutura orbital do Projeto Kuiper, a Vrio irá concorrer diretamente com a Starlink de Elon Musk no Brasil e em outros países da América do Sul.
A Vrio Corporation, em colaboração com o Projeto Kuiper da Amazon, fornecerá conectividade rápida e acessível a clientes residenciais na Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Peru, Equador e Colômbia. A iniciativa visa oferecer novas opções de internet de alta velocidade e a preços acessíveis para uma população total de aproximadamente 383 milhões de pessoas, incluindo cerca de 200 milhões que, segundo o Banco Mundial, ainda não têm acesso à internet.
Os testes do Projeto Kuiper com a Vrio e clientes selecionados devem começar ainda em 2024, com previsão de oferta comercial ampla para 2025. Detalhes sobre a data de estreia do serviço e os preços ainda não foram divulgados.
O Projeto Kuiper, lançado em 2019 com a ajuda de um ex-funcionário da Starlink, busca alcançar milhões de clientes em comunidades não atendidas globalmente. A rede de banda larga via satélite de baixa órbita terrestre da Amazon implantará milhares de satélites LEO conectados por links ópticos de alta velocidade, criando uma rede em malha no espaço. Esses satélites estarão ligados a uma rede global de antenas, fibra e pontos de conexão à internet no solo.
Recentemente, o Projeto Kuiper testou dois protótipos de satélites na missão bem-sucedida Protoflight e planeja começar a implantar sua constelação de satélites nos próximos meses, iniciando demonstrações de serviços com a Vrio e outros clientes selecionados ainda este ano.