Crédito @uffizicom
Para outras dúvidas, entrar em contato com [email protected]
O Instituto Caldeira, impactado gravemente pela enchente de maio de 2024, receberá um memorial permanente para lembrar o histórico alagamento, como parte da Virada Sustentável de Porto Alegre. A obra, um painel de aço córten medindo 4 x 1,60 metros, foi criada pelo escultor Vinicius Vieira e será apresentada ao público na próxima sexta-feira, 8 de novembro, às 11h. Este projeto é uma iniciativa da Cia de Produção, financiada pela Lei Rouanet – Ministério da Cultura, e integra também o projeto Arte Urbana na Virada, com apoio do Pró-cultura.
Além do painel, o Instituto Caldeira ganhará uma placa do projeto Águas de Maio, outra ação da Virada Sustentável 2024, também assinada por Vinicius Vieira. Dez dessas placas serão posicionadas em locais simbólicos afetados pelos alagamentos, indicando o nível máximo que as águas atingiram em cada ponto.
A Virada Sustentável, o maior festival de sustentabilidade da América Latina, promoverá atividades em diversos pontos de Porto Alegre entre os dias 4 e 10 de novembro. A edição conta com patrocínio da Sulgás, Coopernorte, Statkraft, DLL e Zaffari, além de apoio da Tintas Renner, AgiBank e Prefeitura de Porto Alegre.
Esse movimento visa mobilizar a sociedade em torno da sustentabilidade e organiza um dos maiores festivais do mundo sobre o tema, acontecendo em várias cidades brasileiras. Em 2019, foi destacado pela ONU como um dos três eventos globais mais relevantes na promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O festival é viabilizado por meio do Pró-cultura – Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, com o projeto Arte Urbana na Virada, e pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura, com o projeto Festival Multiartes.