EUA atacam porto no Iêmen controlado pelos Houthis e deixam ao menos 58 mortos

Um ataque aéreo dos Estados Unidos atingiu um porto sob controle dos Houthis no oeste do Iêmen na noite de quinta-feira (17), resultando na morte de pelo menos 58 pessoas e deixando outras 126 feridas, segundo informações divulgadas pela emissora Al Masirah TV, ligada ao grupo.

A ação foi uma das mais letais desde o início das ofensivas norte-americanas contra os Houthis, grupo alinhado ao Irã. De acordo com o Comando Central dos EUA, os bombardeios tiveram como objetivo interromper o acesso dos militantes ao combustível, considerado uma importante fonte de poder econômico da organização.

“O objetivo desses ataques era enfraquecer a fonte de poder econômico dos Houthis, que continuam explorando e causando grande sofrimento aos seus próprios compatriotas”, afirmou o Comando em comunicado publicado na rede social X (antigo Twitter).

Os Houthis, reconhecidos por vários países como grupo terrorista e apoiados pelo governo do Irã, têm se envolvido em ataques contra navios comerciais no mar Vermelho, rota marítima vital para o comércio internacional. Além disso, desde o início da guerra entre Israel e Hamas, o grupo também passou a lançar mísseis em direção a território israelense.

Desde meados de março, os Estados Unidos vêm realizando uma série de bombardeios contra alvos dos Houthis no Iêmen, como parte de uma estratégia militar aprovada pela administração Joe Biden. Em resposta, os Houthis declararam estar em guerra contra os EUA e intensificaram suas ofensivas contra embarcações ocidentais na região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.