O TikTok acaba de lançar, nesta quarta-feira (16), um novo sistema de verificação de informações, inspirado em ferramentas como as notas de comunidade do X e os recursos de checagem da Meta. A novidade foi divulgada pelo Instituto Poynter.
De acordo com a organização, o TikTok se torna a mais recente rede social a adotar uma tática de verificação de fatos, implementando as chamadas notas de rodapé para seus mais de 170 milhões de usuários nos EUA. Essa nova ferramenta é descrita como um recurso autônomo de segurança e confiança, criado com o intuito de lutar contra a disseminação de informações falsas.
A plataforma enfatiza que essa nova função não substituirá suas atuais parcerias com mais de 20 agências de fact-checking que já trabalham para identificar e combater a desinformação dentro do aplicativo. Agora, usuários americanos com mais de 18 anos poderão adicionar suas próprias notas aos vídeos.
A empresa afirma que as notas de rodapé abrem uma nova possibilidade para que os usuários compartilhem seus conhecimentos e enriqueçam as discussões com mais contexto, através de um sistema que busca o consenso.
O Instituto Poynter, mencionado na reportagem, é uma organização mundial sem fins lucrativos que busca fortalecer a democracia por meio da educação, publicações, checagem de fatos e alfabetização midiática.