O desaparecimento do cão Sebastião, um border collie de dois anos, tem mobilizado uma verdadeira força-tarefa em Porto Alegre desde o último dia 8 de março. O animal fugiu quando estava prestes a ser levado para uma creche após atendimento em uma pet shop na capital gaúcha. Segundo a tutora, a médica Nathalia Fritsch, o cachorro escapou ao se soltar da coleira e correu pelas ruas, assustado com o motorista da van responsável pelo transporte.
A comoção foi tamanha que um grupo com mais de mil pessoas foi criado para ajudar nas buscas — atingindo o limite máximo da plataforma. Outras redes também foram acionadas para espalhar a informação e engajar ainda mais voluntários. Centenas de cartazes, publicações nas redes sociais e mensagens circularam na tentativa de localizar Sebastião.
“Essa história tomou uma proporção enorme. Já vi mais de 30 localizações diferentes sendo compartilhadas no grupo, sem contar quem está me acompanhando pelo Instagram e indo às ruas por conta própria pra panfletar”, relatou Nathalia.
A tutora registrou um boletim de ocorrência e a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) está verificando imagens de câmeras de segurança da cidade em busca de pistas sobre o paradeiro do cão.
Fuga ocorreu durante procedimento de rotina
Sebastião estava acostumado a frequentar a pet shop, mas, segundo Nathalia, o medo de pessoas desconhecidas o fez resistir ao novo motorista no momento da saída. “Ele ficou desconfiado e não queria ir. Eu estava junto, vi quando ele se soltou e fugiu”, disse.
A pet shop, identificada como Pet Dreams, tem prestado apoio nas buscas. A proprietária, Cláudia Baur, afirmou que a equipe está nas ruas colando cartazes, distribuindo panfletos e até utilizando uma cadela treinada para localizar animais desaparecidos.
Em nota oficial publicada nas redes sociais, o estabelecimento garantiu que está fazendo tudo o que está ao seu alcance para trazer Sebastião de volta em segurança.
Como reconhecer Sebastião
Sebastião tem pelagem preta e branca, é castrado e possui um microchip com suas informações, embora sem rastreamento. No momento da fuga, ele usava uma coleira em formato de osso, contendo o nome da tutora e um número de telefone para contato.
Qualquer pessoa que tiver informações sobre o cão pode entrar em contato com os números disponibilizados nos materiais de busca ou pelas redes sociais da tutora.
Nota Pet Dreams
“Esclarecimento Importante sobre o Incidente com o Cachorro Sebastião
Gostaríamos de esclarecer um incidente recente envolvendo o cachorro Sebastião, que fugiu durante o transporte em nossa pet shop.
No momento em que Sebastião estava sendo levado para o transporte, no estacionamento da loja, ele escapou da guia e saiu correndo. A dona do Sebastião, Nathalia, estava dentro do estabelecimento durante o ocorrido. Desde então, ela tem se dedicado incansavelmente a procurá-lo, participando de todas as buscas e esforços para encontrá-lo o mais rápido possível.
Infelizmente, temos notado que a história está sendo distorcida e isso tem causado danos à imagem da nossa empresa, que sempre prezou pelo bem-estar dos animais e pela confiança dos nossos clientes. Queremos reforçar que estamos fazendo todo o possível para localizar o Sebastião e trazê-lo de volta com segurança.
Pedimos a compreensão de todos e solicitamos que, antes de formar opiniões, aguardem a resolução do caso. Estamos comprometidos em continuar com as buscas até que ele seja encontrado. Agradecemos a todos que estão nos ajudando nessa jornada e contamos com a colaboração de todos para que o Sebastião retorne logo ao seu lar.
Atenciosamente,
Pet Dreams”