Hospital Moinhos de Vento lança Projeto Recomeçar RS para cuidar da saúde mental de vítimas das enchentes

Mais de 2,3 milhões de pessoas foram impactadas pelas enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul em maio de 2024. Elas afetaram profundamente cidades e comunidades inteiras. Mas, além dos prejuízos materiais, há um impacto significativo na saúde mental das pessoas atingidas por esse desastre climático.

Olhando para este cenário, o Hospital Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde, via Proadi-SUS, irá realizar o projeto “Projeto Recomeçar RS: Promovendo a Saúde Mental em Comunidades Atingidas por Enchentes”, com o objetivo de oferecer um programa de apoio em saúde mental para enfrentamento de desastres à população afetada pelas enchentes.

O projeto vai oferecer através deste programa, sessões individualizadas ou em grupos, conduzidas por facilitadores capacitados para pessoas com sintomas de ansiedade, depressão ou estresse pós-traumático, além de atendimentos a partir de avaliação de demandas. A expectativa é que as ações do projeto contemplem cerca de 4 mil pessoas que, em algum momento, estiveram desalojadas, priorizando aquelas que estiveram em abrigos oficiais ou que fazem parte de grupos em situação de vulnerabilidade.

O projeto também ofertará um curso autoinstrucional, em formato EAD, para capacitar profissionais no cuidado com a saúde mental em contextos de desastre.

#IssoéProadiSUS #SUS #SaudeMental #Autocuidado

Adicionar aos favoritos o Link permanente.