Estudante que tentou se formar com suástica no rosto é indiciado por apologia ao nazismo em Porto Alegre

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul indiciou um estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) por apologia ao nazismo, após ele tentar participar de sua colação de grau com uma suástica desenhada no rosto, no último mês de fevereiro.

A investigação foi conduzida pela Delegacia de Combate à Intolerância de Porto Alegre. Segundo a delegada Tatiana Bastos, além da suástica, o jovem exibiu outros símbolos que também podem estar ligados ao ideário nazista. A música escolhida por ele para a cerimônia também teria conotação relacionada à apologia ao regime nazista.

Durante o inquérito, foram ouvidos o estudante, seus familiares, amigos, além de representantes da UFRGS e o deputado estadual Leonel Radde (PT), responsável por registrar a ocorrência. Equipamentos eletrônicos do aluno também foram apreendidos e analisados.

O Ministério Público Estadual recebeu o inquérito no último dia 7 e decidirá se irá denunciar o jovem à Justiça.

Posicionamento da UFRGS
A universidade instaurou um procedimento interno paralelo, com uma comissão formada por dois professores, dois técnicos administrativos e dois estudantes, com o objetivo de avaliar o caso sob o ponto de vista institucional e disciplinar. Até o momento, não há prazo definido para a divulgação de uma decisão.

O caso
O estudante, concluinte do curso de Engenharia de Minas, tentou participar da cerimônia de colação no Salão de Atos da UFRGS, em 18 de fevereiro, com uma suástica pintada no rosto. Abordado pelo vice-reitor Pedro Costa e pelo coordenador de segurança Mozarte Simões, ele alegou que o símbolo se tratava de uma referência hindu e não ao nazismo.

Após ser advertido, o estudante apagou a suástica, mas permaneceu com outros desenhos no rosto, os quais também estão sendo analisados. No dia seguinte, a universidade registrou um boletim de ocorrência na Polícia Federal, seguindo orientação da Procuradoria Federal da instituição.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.