Na cidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, um homem foi preso em flagrante ao realizar uma reforma não autorizada em um sobrado tombado pelo patrimônio histórico e cultural do Município. A ação foi conduzida pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e pela Brigada Militar (BM), que o abordaram enquanto ele tentava se refugiar no interior do imóvel, trancando portas e janelas, mas sem sucesso.
O casarão, localizado na Avenida Júlio de Castilhos, foi construído em 1908 por um imigrante italiano e está na lista de bens tombados desde 2007. A propriedade está na mesma família desde a década de 1950. O suspeito, um dos coproprietários, foi conduzido à delegacia, onde foi registrado o flagrante. Após o pagamento de fiança, o homem foi liberado, mas o valor não foi divulgado.
Este não é o primeiro incidente envolvendo o proprietário, que já tem um histórico de multa pela Patrulha Ambiental da BM e foi multado anteriormente por outras intervenções não autorizadas. Segundo a promotora de Justiça Janaína De Carli dos Santos, ele estava descumprindo as diretrizes de preservação ao realizar mudanças significativas na fachada e na estrutura do imóvel, tanto interna quanto externamente, sem o devido projeto arquitetônico ou aprovação da prefeitura.
O caso segue sendo apurado pelas autoridades, e a obra foi embargada novamente.