Mais da metade dos brasileiros inadimplentes gastam além do que podem, revela pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revelou que 53% dos brasileiros inadimplentes gastam mais do que suas finanças pessoais permitem. Além disso, 46% dos entrevistados admitiram não resistir ao impulso de comprar produtos, e 40% afirmaram que suas dívidas foram causadas pela falta de controle nos gastos.

O levantamento entrevistou brasileiros com contas atrasadas há pelo menos três meses, destacando um problema significativo na gestão financeira pessoal no país. A pesquisa também mostrou que 35% dos inadimplentes não realizam controle financeiro de seu orçamento, e 21% fazem a gestão das finanças apenas mentalmente.

Fernando Lamounier, educador financeiro e diretor da Multimarcas Consórcios, enfatiza que a compra por impulso é um erro crucial no orçamento do consumidor, pois não leva em conta suas dívidas. Ele sugere que anotar os gastos e destacar as prioridades auxilia não apenas o detentor do dinheiro, mas todos ao redor.

Os itens mais geridos pelos brasileiros são despesas comuns (87%), rendimentos (84%), prestações de contas não quitadas (78%) e despesas não essenciais (63%). Lamounier ressalta que identificar os pontos de melhoria, analisar o mercado e traçar objetivos são passos básicos para o planejamento financeiro, preparando o consumidor para evitar endividamentos futuros.​

Em um cenário onde a inadimplência é alta, a conscientização e a prática de uma gestão financeira responsável são cruciais para garantir a estabilidade econômica dos consumidores brasileiros.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.