A ação é liderada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e contará com caminhada de conscientização e uma “varredura” nas residências para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.
A caminhada terá início às 9h, com saída da avenida Ecoville, 419 (associação do bairro). As equipes percorrerão a região para orientar os moradores e eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue. Além disso, pacientes com sintomas da doença – febre acima de 38ºC, acompanhada de dores de cabeça e no corpo – poderão buscar atendimento na Unidade de Saúde Passo das Pedras I (avenida Gomes de Carvalho, 510), que estará aberta das 9h às 14h.
Os bairros com maior incidência de dengue por 100 mil habitantes são Passo das Pedras, Jardim Itu, Jardim Floresta, Jardim Sabará e Morro Santana. A dengue é um problema de saúde pública, mas pequenas atitudes podem fazer a diferença.
Para prevenir a proliferação do mosquito, é essencial:
– Evitar água parada;
– Descartar o lixo corretamente;
– Manter caixas d’água e lixeiras bem tampadas;
– Limpar calhas e colocar telas nos ralos;
– Tratar a água das piscinas;
– Não deixar água acumulada em piscinas plásticas.
Já a Vigilância em Saúde vai aplicar Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) no Centro de Saúde Modelo e na Unidade de Saúde Primeiro de Maio. A tecnologia de prevenção da dengue atinge o vetor da doença, o mosquito Aedes aegypti, e outros insetos que ficam nas áreas internas das residências.
********Com informação PMPA***********