Universitário do Amanhã: curso preparatório para ENEM gratuito está com inscrições abertas

Alunos da rede pública de ensino no Rio Grande do Sul (RS) poderão se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com um curso preparatório gratuito. O Universitário do Amanhã abre as inscrições nesta segunda-feira (07) e os estudantes poderão acessar o formulário de inscrição pelo site universitariodoamanha.org.br. São mais de 5 mil vagas disponíveis.

O curso totalmente online é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado do RS (SEDES), em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola do RS (CIEE-RS). A plataforma oferece videoaulas gravadas nas quatro linhas de aprendizagem: Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza.

“O acesso ao ensino superior ainda é um privilégio de poucos, especialmente para jovens em situação de vulnerabilidade social. O Universitário do Amanhã nasce com a missão de transformar essa realidade. Nosso objetivo é garantir que esses jovens cheguem ao Enem incluídos por seu conhecimento e em condições mais justas de competitividade. A universidade precisa ser plural e acessível — não um sonho distante”, ressalta Beto Fantinel, secretário do Desenvolvimento Social.

Somente 21% dos alunos oriundos das redes públicas de ensino do Brasil entram imediatamente nas universidades após o término do ensino médio, em relação a 59% de alunos vindos da rede privada. Os dados, de 2022, são do censo do ensino superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgado em outubro de 2024.

Esse cenário se agrava no quadro geral: dos 2,2 milhões de estudantes que se formaram no ensino médio brasileiro em 2022, 85% eram de escolas públicas. “Sabemos que precisamos olhar para a educação com prioridade, fazer dela a pauta central de qualquer debate sobre desenvolvimento socioeconômico. O ensino superior aumenta a empregabilidade e deixou de ser secundário neste debate. Quantos postos estão deixando de existir em razão do avanço da tecnologia? Precisamos dar condições aos jovens de se prepararem para cursar uma universidade”, destaca Lucas Baldisserotto, CEO do CIEE-RS.

Universitário do Amanhã

Para se inscrever, os estudantes devem residir no estado, estar cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em 2025, ou ter concluído o Ensino Médio na rede pública de ensino do Rio Grande do Sul. Aqueles inscritos no CadÚnico terão preferência no preenchimento das vagas.

Além das aulas online, os estudantes ainda terão acesso a um banco de questões de provas anteriores do Enem; testes vocacionais e simulados, com acesso até o final de 2025; acompanhamento contínuo para esclarecimento de dúvidas sobre inscrições e acesso ilimitado à plataforma até a data da prova. Eles receberão ainda um kit de materiais de estudo contendo mochila personalizada, caderno, apostila (com provas e gabaritos das duas últimas edições do Enem), canetas, borracha, marca-texto, apontador, régua e lápis.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.