O Instituto Penal de Novo Hamburgo retomou os atendimentos da clínica-escola em parceria com a Universidade Feevale, beneficiando 280 detentos com atendimentos médicos gratuitos. O retorno do projeto acompanha o início do semestre letivo e envolve acadêmicos do curso de Medicina sob supervisão docente.
Instalada dentro da unidade prisional desde maio de 2022, a estrutura médica oferece consultórios equipados para a prestação de serviços de saúde. A proposta visa promover atenção básica de qualidade, ao mesmo tempo em que contribui com a formação prática dos estudantes.
As consultas ocorrem às sextas-feiras, durante o dia inteiro. Após os atendimentos, os acadêmicos participam de discussões clínicas e pedagógicas com os professores na sala de aula do presídio, que também sedia projetos voltados à educação e reintegração social.
De acordo com o diretor Vinícius Guimarães Silva, o projeto une ensino, pesquisa e serviço público, fortalecendo os processos de inclusão e ressocialização de apenados com apoio da comunidade acadêmica.
Com a informação Polícia Penal.