No Fórum da Liberdade, Leite admite possível candidatura ao Senado em 2026

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou nesta sexta-feira (4) que considera disputar uma vaga ao Senado nas eleições de 2026, caso não avance uma candidatura à Presidência da República. A declaração foi feita durante participação na 38ª edição do Fórum da Liberdade, em Porto Alegre. Segundo ele, a decisão será tomada no segundo semestre, quando espera ter mais clareza sobre os caminhos possíveis para sua trajetória política.

— Não está descartada uma candidatura ao Senado. É uma das formas de contribuir com o Estado e com o Brasil — disse Leite, ao destacar que, por ora, seu foco permanece na reconstrução do Rio Grande do Sul após os recentes eventos climáticos.

Apesar de o nome do governador ter sido recebido com vaias por parte do público presente no evento — reação que contrastou com os aplausos ao governador mineiro Romeu Zema, também presente no painel —, Leite manteve a serenidade e defendeu a importância de uma agenda nacional de reformas estruturais. Ele reforçou a necessidade de mudanças na previdência, na estrutura administrativa e nas instituições, além de investimentos em educação e segurança pública.

Ao final de sua fala, Leite sinalizou que pretende seguir ativo no debate político nacional.

— Olho para a eleição presidencial, mas com liberdade para construir caminhos. O importante é encontrar a melhor forma de contribuir. Seja com Zema, seja com outro nome, o essencial é ter uma agenda de transformação para o Brasil  — afirmou o governador.

Antes de iniciar sua fala no evento, Leite pediu um momento de silêncio em respeito às vítimas do acidente de ônibus ocorrido mais cedo na cidade de Imigrante, no interior do estado. Ao longo do painel, reforçou a importância de coragem política para sustentar reformas e construir consensos, chegando a demonstrar apoio à candidatura de Zema, caso o mineiro venha a disputar a Presidência: “Zema, se for contigo, estamos juntos”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.