A Guarda Municipal de Caxias do Sul registrou, na manhã desta quinta-feira (3), dois casos de alunos flagrados com facas em escolas municipais. Os estudantes, de 17 e 15 anos, estavam, respectivamente, na Escola Zélia Rodrigues Furtado, no bairro Nossa Senhora do Rosário, e na Escola Guerino Zugno, no bairro Planalto.
Os episódios acontecem apenas dois dias após um ataque contra uma professora, na Escola João de Zorzi, no bairro Fátima Baixo. Na ocasião, a docente foi atingida por golpes de faca desferidos por dois adolescentes. Socorrida, ela não corre risco de morte. Os agressores foram encaminhados a unidades socioeducativas, onde devem permanecer internados por, no mínimo, 90 dias.
Segurança reforçada nas escolas
Diante da escalada de violência, a Secretaria da Segurança Pública e Proteção Social anunciou um reforço da Guarda Municipal em diversas instituições de ensino. A decisão foi tomada após uma reunião emergencial com a Comissão dos Diretores das Escolas Municipais, realizada na noite de quarta-feira (2).
Com a medida, pelo menos 30 das 82 escolas municipais contarão com segurança intensificada nos horários de entrada e saída dos alunos.
Retorno das aulas na Escola João de Zorzi
Suspensas na quarta-feira (2) em solidariedade à professora atacada, as aulas na Escola João de Zorzi foram retomadas nesta quinta-feira (3). O retorno foi acompanhado pelo diretor da escola, Jeferson Carvalho, pela secretária da Educação, Marta Fattori, e por membros da equipe pedagógica.
A Guarda Municipal também esteve presente para garantir a segurança na chegada dos alunos e professores, reforçando a presença policial dentro e nos arredores da instituição.