Alerta em Balneário Camboriú: Surto de Sarna se espalha rapidamente e aulas são suspensas

A cidade de Balneário Camboriú está lidando com um surto de escabiose, também conhecida como sarna, que pode estar associado ao uso excessivo de ivermectina durante a pandemia de Covid-19. O medicamento, que foi amplamente utilizado como parte dos “kits Covid”, está sob escrutínio por potencialmente causar superresistência do ácaro Sarcoptes scabiei.

Especialistas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) indicam que o uso prolongado e não necessário de ivermectina pode levar à resistência do parasita, dificultando o controle de surtos. Embora a Superintendência de Vigilância em Saúde de Santa Catarina não confirme a ligação direta, reconhece que a hipótese é plausível e merece investigação.

Em Balneário Camboriú, novos casos de sarna foram identificados em duas creches, resultando na suspensão das aulas para higienização dos locais. A Secretaria de Saúde local aconselha a população a procurar atendimento médico em caso de sintomas da doença, que incluem coceira intensa e erupções cutâneas.

A sarna é transmitida pelo contato próximo e pelo compartilhamento de roupas e objetos pessoais. Medidas preventivas e de higiene são essenciais para conter a disseminação da doença. As autoridades de saúde estão empenhadas em monitorar e controlar o surto, além de alertar sobre os riscos do uso indiscriminado de medicamentos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.