Inaugurada a biblioteca da Escola de Educação Infantil Paulo Freire em Porto Alegre

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Paulo Freire, no bairro Restinga, inaugurou sua biblioteca na manhã desta quinta-feira, 20. O espaço vem sendo reorganizado desde 2022 e passa a contar com novo sistema de organização do acervo, baseado nos campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), facilitando o acesso das crianças aos livros.

“As estruturas das bibliotecas são importantes dentro das nossas escolas. Estamos trabalhando para qualificar cada vez mais esses espaços em todas as nossas unidades”, afirma o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal, na cerimônia de inauguração. “Ver de perto o trabalho de incentivo à leitura realizado aqui, ainda mais por se tratar de uma escola de educação infantil, nos motiva e inspira muito”, completa.

A diretora da Emei Paulo Freire, Cristielem Feijó Leal, ressalta que neste momento inicia um novo capítulo na trajetória da escola como um espaço leitor. Segundo ela, o impacto da biblioteca é visível nos números. Em 2023, foram 388 empréstimos de livros e, em 2024, esse número cresceu para 527 livros. ”O aumento reflete o fortalecimento das ações de incentivo à leitura, como a realização de sábados letivos literários e a participação no programa Adote um Escritor, que aproxima as crianças de autores da literatura infantil”, diz.

A biblioteca conta com 1.918 títulos infantis, além de um espaço dedicado à Educação para as Relações Étnico-Raciais e Indígenas (EEABI), reafirmando o compromisso da escola com a representatividade e a valorização da diversidade cultural.

*Com a informação PMPA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.