Veranico de junho: saiba até quando vai este calor fora de época

O veranico fora de época no Rio Grande do Sul se intensifica nesta semana, com temperaturas subindo até quinta-feira (13), quando algumas regiões podem registrar mais de 30°C. Em Maquiné, no Litoral Norte, a máxima prevista é de 34°C e em São Borja, 32°C. Porto Alegre pode chegar a 29°C.

A chegada de uma frente fria, nesta segunda-feira (10), trará alívio temporário, com temperaturas amenas em grande parte do estado. Em Santa Vitória do Palmar, no Sul, o dia deve começar com 10°C. O Inmet prevê chuva fraca na Região Sul, Campanha, Centro e parte da Região Metropolitana, com muitas nuvens e pancadas isoladas à noite.

Na terça-feira (11), as condições melhoram, mas ainda há chance de chuviscos nas áreas afetadas pela frente fria. A Metade Sul terá temperaturas amenas, enquanto a Metade Norte enfrentará calor intenso. Em Santo Antônio das Missões, as temperaturas variam entre 18°C e 33°C, e em Porto Alegre, entre 15°C e 23°C.

Quinta (13) e sexta-feira (14) serão os dias mais quentes da semana, com sol predominante em todo o estado. Uma nova frente fria chega no final da sexta-feira, trazendo chuva e queda nas temperaturas no fim de semana.

A onda de calor, caracterizada por temperaturas cinco graus acima da média por três a cinco dias, está se tornando cada vez mais frequente no estado, elevando as médias históricas. Em Porto Alegre, a média máxima para junho é 20,3°C, enquanto em Uruguaiana é 19,2°C.

Defesa Civil monitora frente fria

As equipes da Defesa Civil do Rio Grande do Sul e da Sala de Situação do Estado estão acompanhando a aproximação de uma frente fria que pode trazer de volta as chuvas para a região.

Entre os dias 15 e 17 de junho, a instabilidade deve afetar todas as regiões, com os maiores volumes de chuva previstos para os Vales, Porto Alegre e Região Metropolitana, Litoral Norte e Serra, onde os acumulados podem variar entre 150 mm e 200 mm durante este período.

Essa situação ocorre devido à formação de um novo bloqueio atmosférico no centro do Brasil, fazendo com que frentes frias e instabilidades permaneçam no sul do país.

A Sala de Situação do Estado continuará monitorando e atualizando as condições hidrometeorológicas para este período.

A Defesa Civil do RS já está colaborando com as prefeituras para implementar medidas preventivas, especialmente em áreas com pequenos rios, córregos e sistemas de escoamento que necessitem de manutenção, desobstrução e limpeza devido a eventos meteorológicos anteriores, garantindo a adequada vazão das chuvas.

Também está orientando os municípios a avaliarem áreas de risco suscetíveis a deslizamentos de terra, para que medidas preventivas possam ser tomadas de maneira oportuna.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.