Quais surpresas as urnas vão nos proporcionar neste domingo?

Pois é, amigos: nos encontramos às vésperas do primeiro turno das eleições municipais deste ano. O cortisol, também conhecido como “hormônio do estresse”, corre livre no sangue dos candidatos ao Executivo e Legislativo. Ouso dizer que nenhum dos postulantes, nem neste ano nem nos anteriores, teve uma noite de sono tranquila antes do pleito. Afinal de contas, tudo pode mudar até às 17h deste domingo (5). Dessa forma, quais surpresas as urnas vão nos proporcionar? 

Em Porto Alegre, de acordo com as pesquisas, a tendência é que Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT) disputem um segundo turno. Porém, ainda podemos ter algumas surpresas, pois Juliana Brizola (PDT) veio crescendo nas últimas amostragens. De qualquer forma, o resultado de um segundo turno fica em aberto. Já Felipe Camozzato (Novo) aparece consideravelmente atrás nos levantamentos, então não podemos esperar muita relevância em seus resultados. Além disso, existe uma pequena chance de o atual prefeito Sebastião Melo se reeleger no primeiro turno.

Porém, quando analisamos a situação da Câmara de Vereadores, a situação é curiosa. Podemos esperar um aumento no número de legisladores de esquerda em Porto Alegre. Nomes que se destacaram na campanha até o momento podem acabar se elegendo, o que significa alguma renovação política na capital. Contudo, nomes já consagrados no poder local provavelmente ainda vão contar com seus eleitores mais fiéis. Dessa forma, é possível dizer que, a partir do ano que vem, veremos caras novas e velhas no Legislativo porto-alegrense. 

Mas lembro aqui que são especulações que é possível fazer com base nas informações que nós temos até o momento. Quando falamos do Legislativo, surpresas sempre acontecem, então é sempre bom manter a mente aberta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.