Dia das Crianças: vendas do comércio gaúcho podem ultrapassar R$ 1 bi, diz FCDL-RS

O Dia das Crianças, a terceira data mais importante para o comércio brasileiro, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, deve marcar o início de um último trimestre de 2024 com resultados de vendas mais otimistas para os lojistas do Rio Grande do Sul. A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do estado (FCDL-RS) projeta que a data comemorativa poderá gerar até R$ 1,7 bilhão em vendas, trazendo um impulso significativo para o comércio local.

O Dia das Crianças representa um grande momento para reforçar a trajetória de recuperação econômica do comércio estadual após os inúmeros desafios enfrentados pelos lojistas com a enchente de maio passado. Mesmo faltando alguns dias para o 12 de outubro já é possível observar uma movimentação interessante de consumidores nas lojas em busca do presente para a criançada. E isso deve se acentuar na medida em que a data comemorativa se aproximar”, afirma Vitor Augusto Koch, presidente da FCDL-RS.

Assim como em outras datas importantes para o comércio, o Dia das Crianças é marcado por um forte apelo emocional. Pais e avós se empenham em garantir presentes para filhos e netos, comparando preços, buscando promoções e condições de pagamento vantajosas. Com isso, a FCDL-RS estima que o valor médio gasto com as lembranças possa chegar a R$ 225,00, um montante significativo dado o cenário econômico atual do país e do estado.

No que diz respeito aos presentes mais buscados, os brinquedos continuam liderando a preferência, seguidos por eletroeletrônicos, como smartphones e tablets. Roupas, calçados, produtos de perfumaria e livros também estão entre os itens com alta demanda.

Ainda que fatores como inflação elevada e taxa básica de juros alta impeçam um crescimento maior do consumo, é notório que no Dia das Crianças algumas limitações orçamentárias sejam superadas pelas famílias para que possam atender o desejo dos pequenos. Ao longo dos anos os consumidores estão atentos a relação custo-benefício dos presentes e é fundamental que os lojistas estejam atentos a todos os detalhes para que possam vender mais”, ressalta Vitor.

Crédito @uffizicom

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