O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS) deflagrou nesta terça-feira (4) uma operação contra o desvio de doações destinadas às vítimas das enchentes em Palmares do Sul, no Litoral Norte do RS. A ação, conduzida pelo Núcleo Litoral do GAECO, contou com o apoio da Polícia Civil e cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em residências na cidade e em Mostardas.
A operação investiga um vereador, sua companheira e um secretário municipal por crimes de apropriação indébita, peculato e associação criminosa. Segundo o Ministério Público, os suspeitos teriam se aproveitado de seus cargos para desviar doações para suas residências e oferecer em troca de votos nas próximas eleições.
As denúncias apontam que os investigados utilizaram materiais doados por entidades de diversos estados para fazer campanha eleitoral. A operação busca obter mais provas do crime, com a apreensão de documentos e mídias eletrônicas.
O promotor de Justiça Mauro Rockenbach, responsável pela operação, ressalta que a investigação pode se ampliar para incluir mais pessoas. “Não descartamos e estamos apurando a participação de mais envolvidos nesse desvio. Isso porque são vários os relatos da população que mencionam diversos vereadores se aproveitando dessa tragédia para benefício próprio e eleitoral”, afirma Rockenbach.