O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, alertou nesta segunda-feira (26) para a possibilidade de acionamento da bandeira vermelha nas tarifas de energia elétrica ainda neste segundo semestre. A sinalização foi feita durante sua participação no XP Fórum Político Setorial Energia, evento que reuniu autoridades e especialistas para discutir os rumos da reforma do setor elétrico brasileiro.
Segundo Feitosa, a combinação de fatores como o aumento dos custos de geração, o fim do período úmido e a ampliação da faixa de isenção de consumo para famílias de baixa renda está pressionando a Aneel a considerar a medida. O dirigente destacou ainda que os níveis dos reservatórios nacionais estão abaixo de 71%, percentual inferior aos 75% registrados no mesmo período do ano passado.
Com esse cenário, Feitosa afirmou que é possível que as bandeiras tarifárias fiquem entre o patamar amarelo e o vermelho até o fim do ano, dependendo da evolução das condições hidrológicas. A bandeira vermelha implica em um custo adicional para os consumidores, como forma de compensar o encarecimento na geração de energia.