O Rio Grande do Sul será atingido a partir do final desta terça-feira (27) por uma intensa onda de frio, causada por uma massa de ar polar. Segundo a MetSul Meteorologia, o fenômeno será o mais forte registrado em 2025, com duração até o início de junho.
O ar gelado começa a ingressar pelo Oeste do Estado, derrubando rapidamente as temperaturas em cidades como Quaraí, Uruguaiana e Santana do Livramento. Já nesta quarta-feira (28), o frio tomará conta de todo o Sul do Brasil, com temperaturas máximas entre 10ºC e 13ºC na maior parte do RS. Em algumas localidades, especialmente no Sul gaúcho, nem mesmo os 10ºC serão alcançados.
Na quinta-feira (29), o frio se intensifica, acompanhado de chuva forte e ventos com rajadas que podem superar os 100 km/h em alguns pontos.
O fenômeno terá alcance continental, levando o resfriamento até áreas da Amazônia, como Acre, Rondônia e Sul do Amazonas, além de provocar friagem no Centro-Oeste e Sudeste, especialmente em São Paulo.
As madrugadas mais frias estão previstas para sexta-feira (30) e o final de semana, quando a combinação de tempo seco e pouca nebulosidade deve derrubar as temperaturas. Em várias cidades do Sul, interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul, os termômetros poderão marcar menos de 5ºC.
Na região dos Campos de Cima da Serra, como em São José dos Ausentes, as mínimas podem chegar a -4ºC, com possibilidade de temperaturas negativas também em outras áreas serranas e fronteiriças do RS.
Alerta: A chegada do frio intenso reforça a necessidade de cuidados para prevenir doenças respiratórias, comuns nesta época do ano.