A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realiza neste domingo (25), a partir das 10h30, a eleição para escolher o novo presidente da entidade. Com chapa única inscrita, Samir Xaud será eleito para comandar a confederação no quadriênio 2025-2029. No entanto, o pleito ocorre sob forte tensão: 20 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro divulgaram um manifesto conjunto informando que não participarão da votação, como forma de protesto contra a condução do processo eleitoral.
O comunicado assinado pelos clubes afirma que o boicote visa cobrar “democracia, transparência e representatividade” no futebol brasileiro. “Sem clube não tem futebol”, destacaram os dirigentes na nota divulgada na última quarta-feira (21). Entre os clubes que anunciaram a ausência estão América-MG, Corinthians, Flamengo, Internacional, Santos e São Paulo. O colégio eleitoral é composto pelas 27 federações estaduais e os 20 clubes das duas principais divisões do Brasileirão, totalizando 47 eleitores.
Apesar da possibilidade de votação on-line, nenhum clube optou por se registrar para participar do pleito remotamente. O restante do colégio eleitoral, no entanto, deve confirmar a eleição de Xaud, que conta com apoio de 25 federações e 10 clubes: Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda. A chapa liderada por Xaud, intitulada “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”, tem como base uma proposta de renovação da gestão da CBF.
Enquanto 20 clubes confirmaram o boicote, outros nove ainda não se pronunciaram oficialmente, apesar de demonstrarem insatisfação com o processo. O Athletic Club, por sua vez, permanece neutro e sem posicionamento público. O pleito deste domingo será o primeiro da história da CBF a utilizar urna eletrônica, em uma tentativa de modernizar o sistema de votação, embora a crise política envolvendo a representatividade dos clubes continue em evidência.
Confira o comunicado dos clubes na íntegra:
“SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.
Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.
Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.
SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Operário-PR, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.”