A quarta-feira (22) marcará a volta do frio ao Rio Grande do Sul, especialmente nas regiões Sul e Campanha. Enquanto isso, o extremo Norte do Estado deve se preparar para pancadas de chuva localmente fortes, conforme alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O aviso abrange municípios próximos à divisa com Santa Catarina, onde os volumes de chuva podem atingir até 20 mm. Nessas áreas, há risco de temporais isolados ao longo do dia.
O ar mais frio avança pelo Sul do Estado, trazendo mínimas de 6°C em Bagé e 8°C em Pelotas, o que marca uma virada no tempo. Em contrapartida, boa parte do território gaúcho terá céu aberto durante o dia, favorecendo uma grande amplitude térmica, com variações próximas a 10°C entre as temperaturas mínimas e máximas.
Em Porto Alegre, o dia será marcado por sol entre nuvens, com temperaturas variando de 14°C a 20°C. À noite, a nebulosidade deve diminuir, contribuindo para uma sensação térmica mais fria.
Nos próximos dias, o avanço do ar frio deve se intensificar, se espalhando por todo o Rio Grande do Sul. Para o fim da semana, uma nova frente fria está prevista para se formar a partir de sexta-feira (23), podendo trazer chuva novamente ao Estado.